Nova Veneza/ Siderópolis

É otimo compartilhar lugares proximos á minha cidade. E não posso falar das duas em separado, uma vez que, muitos lugares legais que vamos por Nova Veneza, pertencem ao municipio vizinho: Siderópolis.

Nova Veneza é a cidade mais italiana do sul do estado, que é tão Veneza que tem uma gondola (risos). Mas a questão nem é essa. Minha intenção é compartilhar os lugares que já fui lá, e vocês complementarem com os seu lugares preferidos. Principalmente, se eles não estiverem listados aqui!

Gondola na praça central de Nova Veneza – SC

Vamos lá! Nova Veneza é um município que fica à quase 18 km de Criciúma. Apresenta características tipicamente italiana, desde a alimentação até a linguagem dos moradores. Os hábitos de ambas, são de cidades pequenas, muitos sítios, tratores e plantação.

Portal principal da entrada de Nova Veneza.

Um dos exemplos que não me permitem falar das duas cidades separadas, é o acesso a barragem do Rio São Bento, apesar de pertencer a cidade vizinha, Siderópolis, geralmente os visitantes chegam até lá por Nova Veneza.

Vertedouro da barragem do Rio São Bento.

Anteriormente, havia uma cidade no local do reservatório da barragem. Todos os moradores da comunidade de São Pedro e Serrinha, aos pés da Serra Geral, foram realocados nas redondezas de onde foi construído a barragem. Na altura do reservatório, há uma área de observação, onde inclusive, é possível visualizar a famosa torre da igreja de São Pedro.

Vista do observatório da barragem.

Há um acesso entre as cidades, que passa pelo trajeto da via crucis (mesmo caminho para o Petrus Centro de Eventos). Uma estrada de chão, mas um caminho muito bonito para um passeio. Ele é repleto de pinturas de cunho religioso, representando o trajeto e Jesus Cristo com a cruz.

A Via-Crucis é um atrativo religioso composto por 14 capitéis, num percurso de dois quilômetros. Inicia em frente à Igreja São Marcos, tendo parte do trajeto em área urbana e o restante em zona rural entre belas paisagens e com uma linda vista para a Serra Geral.

Portal Veneza
Um dos capitéis da via crucis no caminho de Nova Veneza e Siderópolis.

Próximo a rota do via crucis, há as casas de pedra e tornou-se um patrimônio histórico arquitetônico. Foram construídas por imigrantes italianos ao fim do século XIX . Em 2002 foram restauradas e suporta até hoje a força do tempo. As três edificações, que levaram cerca de dez anos para ficarm prontas, tem como base pedras e barro, técnica trazida pelos primeiros colonizadores. A família Bratti limpou o terreno retirando pedras e utilizou-as para a construção.

Sentada na frente de uma das construções das Casas de Pedra, Nova Veneza – SC

Retornando ao centro de Nova Veneza outro local que parece que não, mas é um ponto turístico, e muito bem utilizado, é a praça central conhecida como praça Humberto Bortoluzzi. É nessa área que fica a gondola, a prefeitura e diversos estabelecimentos gastronômicos.

Praça Humberto Bortoluzzi, Nova Veneza – SC

Falando em gastronômico, já aviso que vou voltar no assunto da gastronomia de Nova Veneza e também Siderópolis (não vou falar aqui porque não tenho palavras no momento, muitos risos).

Apesar de tudo isso que já falei, tem muitos outros lugares para se conhecer que envolvem enorme beleza natural e também talentos dos colonizadores italianos da região. Por sinal, muitos oferecem serviços que reconhecem a culinária tipica italiana oferecida na região. Aguardem os próximos capitulos!

Anúncios

Autor: Laiz

Formada em Design de moda, louca do asfalto, que curte um som alto. Sonhos palpáveis e vontades enormes. Muitas vezes, não caibo em mim mesma, e estouro.

Uma consideração sobre “Nova Veneza/ Siderópolis”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s